Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (01), o governador do Estado de São Paulo, João Dória, voltou atrás e disse que vai manter o Projeto Guri. Segundo o próprio governador, não haverá demissões de funcionários e nem diminuição no número de vagas. "O Projeto Guri continuará operando regularmente como está, atendendo milhares de crianças, são cerca de 64 mil crianças e adolescentes atendidas no estado de São Paulo em 382 municípios. Não haverá redução de nenhum dos polos e nem redução de alunos e nem de professores.", destacou.
O Prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, em entrevista para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, destacou que foi feito um trabalho junto às lideranças políticas regionais para sensibilizar o governador para que ele mudasse de ideia e deu certo. "Essa é uma notícia boa e todo esse trabalho que estávamos fazendo desde antes do pronunciamento do fechamento de alguns polos do Projeto Guri na nossa região, inclusive de Osvaldo Cruz. Entramos em contato com lideranças políticas, com o Deputado Mauro Bragato, também do PSDB e falamos sobre a importância de manter esse projeto que é voltado pra arte, aprendizagem, tudo o que o guri tem como fundamento. Terminar ou diminuir isso seria muito ruim. Tentamos sensibilizar o governador, conversamos com as lideranças para manter e deu certo. O governador tomou a posição correta e quem ganha com isso somos todos nós, e também os alunos, pais, professores, arte e cultura.", finalizou.
Na última sexta-feira (29), a notícia do fechamento de 18 polos do Projeto Guri na região de Presidente Prudente (incluindo o de Osvaldo Cruz) pegou toda a população de surpresa.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que disse que "o impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa está sendo avaliado. As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários. Trata-se de um imperativo da realidade orçamentária do Estado.".
Diante da notícia, alunos, funcionários e lideranças políticas do interior se mobilizaram nas redes sociais contra o fechamento do projeto.